dsp_decreas_text dsp_increase_text

Aspectos sociais

Jovens

As zonas rurais precisam de jovens. Os jovens são fundamentais para manter e melhorar a vida rural. Eles representam a próxima geração de gestores agrícolas, empresários, médicos e enfermeiras, professores, comerciantes e de pais que fazem das zonas rurais bons locais para viver, trabalhar e educar os filhos. Sem os jovens, as nossas zonas rurais correm o risco de perder a sua vitalidade e energia.

A viabilidade de serviços rurais essenciais, como escolas, lojas, hospitais e transportes pode estar ameaçada em zonas com poucos jovens para assegurar e utilizar esses serviços. Os jovens são também essenciais para manter vivo, a longo prazo, o tecido das comunidades rurais e preservar as tradições locais. A homogeneidade e a estabilidade etária equilibra as nossas populações rurais e assim oferece uma base mais construtiva para o crescimento sustentável da Europa como um todo.

A política de desenvolvimento rural de UE reconhece e promove a importância de apoiar os jovens das zonas rurais através do Fundo Europeu Agrícola do Desenvovimento Rural (FEADER). O âmbito da ajuda do FEADER disponível para os jovens abrange um vasto leque de projectos económicos, ambientais e sociais em cada um dos 27 Estados-Membros.

Para mais informações sobre as actividades implementadas destinadas aos jovens nas zonas rurais pode consultar:

  • Juventude nas zonas rurais: Evento AGRYA, na Hungria
  • Amaze me Leader: evento rural para os jovens organizado pelo GAL da Finlândia em colaboração com a RRN finlandesa
  • Youruralnet: uma comunidade em acção para jovens agricultores estabelecida pela RRN italiana
  • Rural4kids e rural4teens: duas iniciativas organizadas pela RRN italiana para mostrar temas relacionados com o desenvolvimento rural em escolas primárias e secundárias.
  • Juventude nas zonas rurais: um estudo interessante publicado pela rede francesa

 

Navegue pela Base de Dados de projectos PDR para descobrir projectos financiados pelo FEADER, com relevância para os jovens rurais e os jovens agricultores.