dsp_decreas_text dsp_increase_text

Aspectos sociais

A inclusão social e a pobreza rural

Cerca de 14 % da população das regiões predominantemente rurais da UE é afectada pela taxa de emprego abaixo de metade da média europeia e existem zonas com um PIB per capita baixo. Como tal, a política de desenvolvimento rural da UE proporciona instrumentos para ajudar os Estados-Membros a encorajar o emprego rural, a resolver a pobreza rural e a exclusão social e a melhorar a qualidade de vida nas zonas rurais. Estes objectivos reflectem a estratégia de crescimento da UE Europa 2020.

A Estratégia UE 2020 salienta a importância de esquemas de apoio os quais podem ajudar a eliminar as barreiras da exclusão social e do mercado de trabalho, especialmente para os grupos mais vulneráveis como as mulheres, jovens, trabalhadores idosos, grupos de minorias de origem étnica e deficientes. Estes esquemas incluem, entre outras coisas, o apoio à educação e oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, infraestruturas modernas de transportes e das TIC e ainda o acesso aos serviços essenciais.

Os Programas de Desenvolvimento Rural desempenham um papel importante na promoção de uma sociedade mais inclusiva e em tornar as zonas rurais em melhores locais para viver.

Para mais informações sobre o desenvolvimento rural, emprego e inclusão social na UE, consulte N.6 da Revista Rural da UE.