dsp_decreas_text dsp_increase_text

Grupo das RRN

 

A Rede Rural Nacional de cada Estado-Membro participa regularmente em reuniões e eventos organizados a nível europeu para partilhar experiências e conhecimentos. Formam, cada vez mais, grupos geográficos e temáticos para realizar actividades e promover uma maior cooperação e intercâmbio técnico e o diálogo entre redes. A seguir pode encontrar mais informação sobre actividades específicas.

Iniciativas Temáticas das RRN

As Iniciativas Temáticas das RRN agregam o interesse comum em áreas específicas da política de desenvolvimento rural e da implementação dos programas. O objectivo principal de tais iniciativas é partilhar o conhecimento e experiência relevante da implementação de programas entre os participantes da rede. É atribuída prioridade aos assuntos que tenham uma dimensão europeia e que possam ser do interesse de uma vasta audiência de intervenientes da REDR.

Os representantes das RRN e os especialistas dos Estados-Membros trocam conhecimentos e participam em encontros de trabalho para desenvolver planos de trabalho e actividades em conjunto com o apoio e a orientação do Ponto de Contacto da REDR.

Para mais informações sobre as Iniciativas Temáticas anteriores e presentemente em curso, pode consultar os seguintes tópicos:

Grupos geográficos de “Partilha de conhecimento”

A promoção de "Grupos de Partilha de Conhecimento" macro-regionais é uma iniciativa recente da REDR e visa desenvolver a grande diversidade observada pelas Redes Rurais Nacionais no que respeita às prioridades/actividades temáticas, às capacidades técnicas e administrativas, à gama de serviços e níveis de interacção. As macro-regiões são regiões geográficas claramente definidas e que consistem, no todo ou em parte, em dois ou mais Estados-Membros.

O objectivo geral de incentivar os grupos macro-regionais das RRN é:

  • facultar uma melhor comunicação e uma troca mais activa de conhecimento entre as redes;
  • desenvolver os interesses comuns macro-regionais das redes – incluindo a ligação às políticas e outras estratégias macro-regionais da UE;
  • promover mais acções conjuntas – e cooperação transnacional entre os Grupos de Acção Local – a nível macro-regional;
  • fomentar uma cultura positiva de “aprendizagem mútua” entre as redes vizinhas.

O conceito de Grupo de “Partilha de Conhecimento” de RRN macro-regionais RRN foi introduzido e discutido durante o 13º. Encontro, que teve lugar na Holanda no dia 10 de Novembro de 2011. Para mais informações, consulte aqui.

Presentemente existem dois grupos de “partilha de conhecimento” das RRN: o grupo Nórdico-Báltico e o grupo Mediterrânico.

Grupo Nórdico-Báltico

O Grupo Nórdico-Báltico é composto pelas RRN da Dinamarca, Suécia, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia e Alemanha. Trata-se de um grupo activo que se reúne regularmente (duas vezes por ano), planeia as suas próprias actividades conjuntas e tem desenvolvido um papel activo crescente nas componentes do desenvolvimento rural da Estratégia da UE para a Região do Mar Báltico (EUSBSR).

Para mais informações sobre o grupo Nórdico-Báltico de RRN, consulte aqui

Algumas das lições aprendidas com o grupo Nórdico-Báltico incluem:

  • as redes têm uma maior probabilidade de trabalhar e cooperar melhor – assim como aprender mutuamente – quando partilham uma história, uma identidade, uma cultura e problemas em comum.
  • a comunicação entre as redes é bastante reforçada pela realização de reuniões (semestrais) cujo tema sejam problemas macro-regionais específicos, ou seja, o planeamento conjunto de eventos regionais comuns. As reuniões regulares são mais fáceis quando as distâncias de viagem são mais curtas;
  • também é mais fácil envolver outros intervenientes (tais como, as Autoridades Administrativas, GAL, promotores de projectos, redes de pesca e GAPL) em diálogos importantes quando as reuniões dizem respeito a uma agenda macro-regional específica;
  • a importância da “boa vizinhança” não deve ser subestimada. As redes em 3 estados do Báltico salientaram particularmente a importância de ter confiança na experiência e na opinião dos seus vizinhos Estados-Membros mais antigos. Isto foi especialmente importante durante a fase inicial de criação e desenvolvimento da rede, mas foi também esperado que continuasse com a evolução e o amadurecimento das redes;
  • a cooperação regional pode fomentar, incubar, desenvolver e reforçar as visões comuns que atravessam as fronteiras nacionais e organizacionais.

Grupo Mediterrânico

O Grupo Mediterrânico é composto pelas Redes Rurais Nacionais da Itália, Grécia, França, Espanha, Portugal, Chipre e Malta. Estes Estados-Membros realizaram a sua primeira reunião em Tessalónica no dia 1 de Fevereiro de 2012, onde partilharam experiências sobre a implementação actual das medidas 123, 132 1 133 dos Eixo 1 do PDR, realizaram debates sobre as respectivas experiências nacionais e os programas futuros.

A segunda reunião teve lugar em Nicósia, no dia 17 de Outubro de 2012 e tratou-se do mesmo tema da anterior, com maior atenção nas possíveis implicações para o próximo período de programas resultante da elaboração da proposta sobre a política de desenvolvimento rural. Foi acordado que até início de Dezembro de 2012 seria elaborado um documento conjunto. Uma grande parte da reunião foi também dedicada à partilha de conhecimento e experiências nas cadeias curtas de abastecimento alimentar.