dsp_decreas_text dsp_increase_text

Panorâmica geral da política de desenvolvimento rural

Eixos e Medidas

Os programas de abordagens estratégicas da UE encontram-se agregados em quatro eixos. [para mais elementos, clique aqui] .

Para assegurar uma estratégia equilibrada, é necessário um financiamento mínimo para cada eixo temático. As percentagens mínimas de financiamento propostas de 10%, 25% e 10%, respectivamente para os eixos 1, 2 e 3, são uma garantia que assegura que cada programa reflecte pelo menos três objectivos principais da política, mas as percentagens são estabelecidas a um nível suficientemente baixo para deixar aos Estados-Membros ou às regiões uma maior margem de flexibilidade (55 % de financiamento da UE) para acentuar o eixo da política que considerem mais importante para a respectiva situação e necessidades. Para o eixo LEADER é reservado um mínimo de 5 % (2.5 % para os novos Estados-Membros) do financiamento da UE para cada programa. Os gastos do LEADER contam para os três eixos temáticos.

A política (conforme definida em Council Regulation (EC) No 1698/2005) disponibiliza um conjunto de ferramentas (medidas) que podem ser escolhidas por todos os Estados-Membros e pelas quais estes podem receber apoio financeiro da UE para a implementação de Programas de Desenvolvimento Rural integrados.

.Cada eixo é implementado através deste conjunto de medidas.

Eixo 1: visa melhorar a competitividade do sector agrícola e florestal, incluindo um conjunto de medidas que visam o capital humano e físico nos sectores agrícola, alimentar e florestal (promovendo a transferência de conhecimento e a inovação) e a produção de qualidade.

Para consultar todas as medidas do Eixo 1, clique aqui.

Eixo 2: visa melhorar o ambiente e as zonas rurais, oferecendo apoio para proteger e desenvolver os recursos naturais, assim como preservar a agricultura de elevado valor, os sistemas florestais e a paisagem cultural nas zonas rurais da Europa.

Para consultar todas as medidas do Eixo 2, clique aqui.

Eixo 3: visa desenvolver a qualidade de vida nas zonas rurais e a diversificação da economia rural, oferecendo apoio para o desenvolvimento de infra-estruturas e do capital humano nas zonas rurais, para melhorar as condições para a criação de emprego e o crescimento em todos os sectores e a diversificação da actividade económica.

Para consultar todas as medidas do Eixo 3, clique aqui.

Eixo 4: com base na experiência do LEADER, introduz possibilidades para uma governação inovadora através de abordagens locais para o desenvolvimento rural. Consulte aqui mais informação sobre o LEADER.

Para consultar todas as medidas do Eixo 4, clique aqui.