dsp_decreas_text dsp_increase_text

Aspectos sociais

Agricultura social

A agricultura social tem conseguido nos últimos anos um interesse crescente por parte dos intervenientes rurais e encontram-se já nos 27 Estados-membros da UE inúmeros exemplos de actividades de agricultura social. Este interesse resulta de um maior entendimento do papel potencial dos recursos agrícolas para melhorar o bem-estar social, físico e mental da população.

Ao mesmo tempo, a agricultura social representa ainda uma nova oportunidade para os agricultores para facultarem serviços alternativos que ampliem e diversifiquem o âmbito da sua actividade e um papel multi-funcional na sociedade. Esta integração entre as actividades agrícolas e sociais podem também oferecer aos agricultores novas formas de rendimento e melhorar a imagem da agricultura junto da opinião pública.

Iniciativa Temática Conjunta

A Iniciativa Temática Conjunta da RRN para a agricultura social foi lançada em Dezembro de 2009. em resposta a uma proposta da RRN italiana para um grupo de RRN trabalhar em conjunto na identificação e análise das oportunidades e obstáculos apresentados pelos PDR nacionais e regionais de 2007-2013 com vista à implementação na UE-27 das actividades de agricultura social/green care.

O objectivo específico da Iniciativa Temática de Agricultura Social foi “...melhorar a implementação dos PDR para o apoio à agricultura social e para oferecer elementos para o desenvolvimento do futuro período de programação, tanto a nível nacional como a nível europeu”.

Participaram na Iniciativa um total de sete RRN (nomeadamente, a Áustria, Bélgica-Flandres, Finlândia, Irlanda, Itália, Suécia e o Reino Unido) e começaram a recolher dados sobre a situação corrente das actividades de agricultura social nos seus países.

Os resultados desta primeira cooperação foram apresentados [PDF ] em Março de 2010, no 8º. Encontro de RRN em Roma (25-26 Março de 2010). As RRN participantes concordaram ainda num programa de trabalho com vista a preparar um Documento Geral (contendo diversos estudos de caso) até finais de 2010.

Os resultados do Documento Geral e dos Estudos de Caso foram apresentados em duas importantes conferências de agricultura social, realizadas em 2010:

  • 5ª. Conferência Europeia COST 866 sobre ‘Agricultura Green Care’ que teve lugar de 24 a 26 de Agosto de 2010 em Witzenhausen, Alemanha, e;
  • Ligar o Desenvolvimento Rural à Agricultura Social” organizada pela RRN flamenga em 30 de Setembro e 1 de Outubro de 2010 em Mechelen, Bélgica.

Pode fazer download da versão final do Documento Geral aqui [PDF ] e dos 17 Estudos de Caso recolhidos nos 6 Estados-Membros aqui [PDF ].

Além disso, o vídeo seguinte video mostra alguns exemplos específicos de actividades de agricultura social no Reino Unido

Para ver alguns exemplos de projectos relacionados com este tema, consulte os links seguintes: