dsp_decreas_text dsp_increase_text

Agricultura

Agricultura de pequena escala

A agricultura de pequena escala foi sempre uma pedra angular da agricultura na UE. Desempenha um papel importante tanto na produção como na manutenção da vitalidade rural.

As pequenas explorações agrícolas mantêm as comunidades rurais e proporcionam importantes serviços sociais, culturais e ambientais (bens públicos) assim como a criação de valor acrescentado, especialmente no que diz respeito a produtos de especialidade. Consequentemente, a situação actual e os efeitos das mudanças estruturais na sua sobrevivência são de grande importância para as zonas rurais da UE.

Os dois alargamentos mais recentes, em 2004 e em 2007, trouxeram para a UE mais alguns milhões de pequenas explorações agrícolas e de semi-subsistência. A sua integração nos mercados é lenta e a sua competitividade tem vindo a ser posta em questão. Por outro lado, elas povoam as zonas rurais, muitas vezes as zonas mais vulneráveis e desfavorecidas.

A agricultura de pequena escala na União Europeia

A conferência de alto nível “O Presente e o Futuro da Agricultura de Pequena Escala na União Europeia” – teve lugar nos dias 8 e 9 de Julho, em Cracóvia, Polónia, organizada pela Universidade Agrícola de Cracóvia, o Instituto para o Desenvolvimento Rural e Agrícola da Academia de Ciências de Varsóvia, os Serviços de Extensão da Associação Agrícola de Malopolska, o Centro de Aconselhamento Agrícola de Brwinów (filial de Cracóvia) e o Gabinete Parlamentar Europeu de Czeslaw Siekierski. Considerou-se um seguimento do seminário da REDR sobre a Agricultura de Semi-subsistência, que teve lugar em outubro de 2010, em Sibiu, Roménia.

Pode fazer aqui o download da síntese da conferência de Cracóvia [PDF].
Para consultar informação sobre o seminário da REDR sobre a Agricultura de Semi-subsistência, clique aqui.

Outras informações importantes

A iniciativa temática conjunta das RRN da REDR sobre as cadeias de fornecimento curtas é especialmente importante para os pequenos agricultores. Pode encontrar mais dados sobre esta iniciativa aqui.