dsp_decreas_text dsp_increase_text

Desenvolvimento Local Liderado pelas Comunidades (DLLC)

 

Desde o seu início em 1991, como uma Iniciativa comunitária da Comissão Europeia, a Abordagem de desenvolvimento local LEADER tem vindo a oferecer às comunidades locais da UE uma metodologia para empenhar os parceiros locais a moldar o futuro do desenvolvimento nas suas zonas. A abordagem LEADER atraiu um elevado interesse dentro da UE que foi mais além, não só nas zonas rurais mas também nas zonas urbanas do litoral.

As primeiras gerações LEADER foram financiadas pelos Fundos Estruturais da UE como Iniciativa Comunitária independente. Atingiu uma fase de “maturidade” em 2004-2006 e tem desde 2007, sido co-financiada pelo Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural (FEADER).

Embora a LEADER receba apoio integral das instituições da UE e de todos os intervenientes relacionados, constatou-se que esta não tinha atingido todo o seu potencial de integração completa das necessidades locais e soluções nas Estratégias Locais de Desenvolvimento (ELD). Assim, como o objectivo de permitir aos territórios locais considerar melhor as necessidades multi-sectoriais, propõe-se que no futuro a LEADER ofereça a possibilidade de implementar financiamentos múltiplos para estratégias de desenvolvimento local provenientes de outros fundos da UE.

Neste contexto de financiamentos múltiplos, a abordagem LEADER será designada como "Desenvolvimento Local Liderado pelas Comunidades"(DLLC). Para o período de 2014 a 2020 o DLLC (LEADER) será uma parte obrigatória dos Programas de Desenvolvimento Rural financiados pelo FEADER com uma opção provável do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDR, do Fundo Social Europeu (FSE) e do Fundo Europeu para as Pescas e Mar (FEPM). Para assegurar a coerência da integração das Estratégias e acções do Desenvolvimento Local, aplicam-se a estes financiamentos regras comuns de acordo como o “Quadro Estratégico Comum".

Se desejar saber mais sobre o DLLC, consulte a informação que se segue:

Direcção-Geral para a Agricultura e o Desenvolvimento Rural (DG AGRI)

  • Propostas legais da PAC após 2013 incluindo a proposta sobre o apoio para o desenvolvimento rural.
  • Encontro de trabalho da REDR sobre o Desenvolvimento Local Liderado pelas Comunidades

Direcção-Geral para a Política Regional (DG REGIO)

Direcção-Geral para as Pescas e Assuntos Marítimos (DG MARE)